Ultimate Guitar entrevista Synyster

19-06-2018 23:25

Ultimate Guitar entrevistou Synyster Gates recentemente, que comentou qual o solo mais difícil que ele já gravou, como ele se sente com as pessoas querendo aprender as músicas do Avenged Sevenfold, o segredo do sucesso, Jimmy, tocar com seus amigos e muito mais:


Qual o solo mais difícil que você já gravou?

"Eu só tive que reaprender 'M.I.A.' - estamos tocando essa música. Ela faz parte do City of Evil [de 2005] e é realmente muito difícil, foi como aprender as técnicas de um outro guitarrist.

Eu não faço ideia do que diabos eu estava pensando naquela época. Geralmente é mais ou menos assim, porque você escreve mais como um ponto de vista da composição. Pelo menos eu tento com meus solos.

Mesmo os solos mais rápidos, eu tento trasmitir algum tipo de emoção ou algo assim. Eles não são meus licks* (*Um lick é como se fosse uma frase do texto. Um pequeno trecho do solo. Os licks são muito estudados na guitarra porque eles dão ideias de como construir ou improvisar um solo). Meus dedos estão em lugares estranhos e a escolha não parece funcionar. Então, sim, esta é definitivamente difícil."


Ultimate Guitar é um dos maiores bancos de dados de tabulações de guitarra na internet. Existem 1.600 guias de músicas do Avenged Sevenfold, que acumularam 55,6 milhões de visualizações. Como você se sente com isto? Tantas pessoas ao redor do mundo estão tentando aprender suas músicas...

"É definitivamente uma honra. É muito, muito legal, mas eu imploro a eles que trabalhem em sua própria música. Eu cresci querendo tocar coisas de outras pessoas, mas você ganha um melhor senso de realização quando cria sua própria música."


Recentemente, há algumas histórias sobre a guitarra ter se tornado menos popular entre os jovens. Desde que você tem sua própria escola de guitarra, você acha que isso é verdade?

"Bem, eu acho que as pessoas estão fazendo pouco dinheiro tocando guitarra. Não há tantas estrelas do rock da velha guarda como Eddie Van Halen, mas eu acho que as pessoas ainda estão tocando guitarra como sempre, se não mais. Eu realmente acredito nisso.

Então é só encontrar boas oportunidades, essa é a chave. Encontrar oportunidades realmente legais para as pessoas saírem de casa e ganhar a vida tocando guitarra novamente. Eu não sei exatamente o que é isso, mas sei que estou trabalhando nisso. Eu estou começando com a educação."


Zacky Vengeance disse, algum tempo atrás, que não se considera um bom guitarrista. Qual a sua opinião sobre isso?

"[Risos] Ele só não acha legal ser um bom guitarrista e eu o deixaria nervoso se falasse que ele é um guitarrista muito, muito bom. Ele não é apenas um grande guitarrista, ele é um grande compositor e um ótimo ritmista também. Não é apenas sobre os solos e outras coisas, muitas de suas idéias rítmicas são brilhantes. Então, sim, ele é um ótimo guitarrista."


Você pode salvar uma guitarra, um pedal e um amplificador de uma casa em chamas. O que você escolheria?

"Jesus Cristo... Bem, eu vou trapacear. Eu vou pegar o Axe-Fx III. [Risos] Porque eu tenho todos os amplificadores e todos os pedais agora. Eu provavelmente pegaria meu '54 Strat. "


E sem pedais?

"Bem, você tem todos os pedais em Axe-Fx, mas um dos meus pedais favoritos... Existe um incrível que quase ninguém conhece, que é fabricado pelo Mooer, é o EQ pedal, é tão grande [não muito grande]. Você não configura nada, coloca ele na frente de um amplificador e ele apenas brilha. É uma daquelas coisas incríveis e eu uso isso o tempo todo no estúdio. "


Se você tivesse a chance de substituir um guitarrista lendário de uma banda mais velha, quem seria?

"Por mais que eu fosse adorar ser uma mosca na parede (Fly On The Wall) para os Beatles... Talvez substituir George Harrison, mesmo que seja uma coisa muito ruim para dizer, porque ele era um ótimo compositor... eu poderia ir com Steve Vai, só para poder ter trabalhado perto do Frank Zappa. Poderia ter sido muito surreal."


Qual é a guitarra mais barata que você já teve?

"Provavelmente uma sucata de 20 ou 10 dollares que achei em uma venda de garagem quando criança".


Como foi trabalhar com Mike Portnoy?

"Ele é um músico fabuloso e um cara verdadeiramente genuíno. Ficamos muito honrados em tê-lo por perto em nosso momento mais sombrio. E realmente, ele meio que uniu a banda de volta. Ele era a nossa força quando não sabíamos o que diabos nós íamos fazer."


O Avenged Sevenfold começou basicamente como um grupo de amigos e de uma hora para outra vocês explodiram. Qual o segredo por trás disso?

"Infelizmente, não há segredos. Quero dizer, você tem tantas pessoas brilhantes na Terra que, se houvesse um segredo, eles já teriam descoberto isso, explorado a porra toda e cobrado muito de dinheiro por isso. Nós apenas tivemos sorte, somos realmente muito sortudos.

Quero dizer, sim, eu estou em uma banda com algumas das pessoas mais talentosas que eu já conheci na minha vida, então deve ser isso.

Para mim, mudar para Huntington Beach, Califórnia, sendo literal... Sabe, eu poderia jogar uma pedra nas casas do Matt e Jimmy quando eu estava crescendo, eles eram meus melhores amigos no ensino fundamental e médio, eu não sei, para mim isso é sorte".


TRADUÇÃO/ CRÉDITOS: Avenged Sevenfold Brasil