Bass Player entrevista Johnny Christ

12-12-2013 23:49

O site Bass Player entrevistou Johnny Christ, onde ele fala sobre suas influências musicais, suas técnicas e muito mais. Confira a tradução abaixo: 

 

“Então, quem são suas influências?” É uma pergunta tão banal que lemos em revistas de música e que soa fútil não importa o quão ela seja habilmente disfarçada. Felizmente, não é preciso sequer pedir para o Johnny Christ do Avenged Sevenfold. Um rápido giro pelas dez faixas de Hail to The King, sexto álbum de sua banda, deixa pouco à imaginação. O álbum soa como um passeio por ondas de rádio de hard rock de 91”, com reverberações de Duff McKagan e Rex Brown e o chacoalhar de chassi e reflexões de Cliff Burton que piscam como labaredas no retrovisor.

A banda, que assumiu usar suas influências em suas mangas tatuadas após o vocalista  do Machine Head, Robb Flynn ter ido tão longe a ponto de felicitar satiricamente a banda em seu bem-sucedido “álbum de covers”. Haters vão odiar, mas há muito mais para se apreciar no Hail to The King, que marca uma nova etapa para uma banda que teve o seu início no cenário metalcore  do sul da Califórnia e cresceu a ponto de ser um dos maiores atos de hard rock do planeta. Por sua parte, Christ desfila suas influências em voz alta e com orgulho, e com o mesmo orgulho que ele formatou seu próprio tom, como ele faz meticulosamente criando linhas de baixo “certas” nos moldes de seus heróis.

Há alguns momentos do novo álbum quando o baixo realmente salta para fora, mas isso não é claramente a sua maior prioridade. Muitos de seus colegas concordam que é a medida adequada de um baixista.

Obrigado por dizer isso. Especialmente quando você está falando de heavy metal e hard rock, que é onde o baixo deve estar – de bloqueio para baixo com a ranhura na maioria das vezes. Há momentos para mostrar que você pode tocar, ou, mais importante, para acentuar uma parte de uma música.

Independente se é no baixo ou qualquer outro instrumento, eu quero orquestrar peças para que você possa ouvir a música um milhão de vezes, e ainda sentir  todo o clima de uma música só para dizer: “Eu ainda estou aqui” e não é apenas o meu “eu automatizado” dos dias de hoje.

No cenário A7X, como você faz sobre a marcação no seu som?

No início, eu estava fazendo isso errado, procurando por vários finais baixos, mais sentido do que ouvido. Quando começamos a trabalhar com o [produtor] Mike Elizondo  no Nightmare, eu toquei um monte de Rickenbackers e P-Basses. Esses baixos tem um monte de frequências médiasbaixas, isso realmente ajuda a mantê-lo baixo,  o baixo combina bem com o bumbo, e, ao mesmo tempo ele adiciona uma textura muito legal para as guitarras. Assim, baixo superior e frequências médias mais baixas tornaram-se muito importante para mim. Neste tipo de configuração, as guitarras vão soar da maneira como elas soam, mas tire o baixo e elas não vão soar  bem. Eu estou basicamente procurando a melhor maneira de maximizar o impacto das guitarras.

Como a sua técnica de tocar mudou com o passar do tempo?

Quando eu comecei com o Avenged Sevenfold , alguns dos meus sons graves favoritos veio de Duff McKagan . Ele tocava com uma palheta, então eu comecei a fazer o mesmo. Em nossos discos anteriores , havia um elemento progressista em nossas músicas , e a palheta deu ao meu tom a fatia e presença que eu queria. Eu também cresci ouvindo caras que tocavam com os dedos, como Steve Harris e Robert Trujillo. Estar em turnê e vendo esses caras realmente tocar me fez pensar , bem, eu estou meio que trapaceando aqui. Então eu comecei a desenvolver esse lado de quanto eu toco. Agora eu toco tanto com uma palheta ou com os dedos , dependendo do som que eu quero. Neste disco , ” Heretic ” é uma canção que parecia querer um tipo sujo de tom baixo , então eu usei uma palheta. Eu toco com palheta desde que eu tinha 12 anos , então tem sido uma realização pessoal me transformar em um baixista que toca com os dedos. No geral, eu sinto que tocar com os dedos me dá mais controle sobre notas.

Se é com os meus dedos ou uma palheta, eu gosto de bater no baixo o máximo que eu posso. Eu sempre amei o som percussivo das cordas de um baixo, quando parece que algo está batendo contra uma parede de metal. Isso é algo que eu sempre tentei fazer . Ao longo dos anos, eu tentei diferentes maneiras de chegar lá . É como qualquer outra pessoa : “Eu realmente gosto desse som. Como faço para chegar lá ? Como faço para chegar lá? ” Só agora neste disco, eu me tornei extremamente feliz com os tons que eu estava tentando atingir por um longo tempo.

Por anos você tocou Ernie Ball Music Man StingRay Baixos, mas agora você tem um novo contrato com a Schecter. Como isso aconteceu?

Eu toquei StingRays por anos-eles são baixos impressionantes, e a empresa foi ótimo para mim. Eu só queria mudar as coisas e desenvolver minha própria linha de baixos. Nós conversamos sobre fazer algo juntos, mas eles queriam permanecer fiel ao que eles estavam fazendo. Mais poder para eles, a marca está no mercado por um longo tempo, e isso, obviamente, está funcionando para eles.

Quando eu tocava com P-Basses e Rickenbackers no Nightmare, eu senti como se estivesse chegando mais próximo do tom que eu queria chegar. Eu queria o final baixo de percussão de um StingRay humbucker misturado com o clássico baque  do P-Bass e  o rosnado do Rickenbacker. Durante seis meses, eu e a Schecter passamos por seis ou sete combinações diferentes de captação, antes de finalmente tentar um captador EMG 81 de guitarra na posição do pescoço. Quando tentamos, sabíamos que tínhamos o que eu estava procurando. Com um botão de mistura para rolar de um tom para o outro, o baixo tem um som muito amplo, de clareza pianística a um rosnar distorcido. Bem no meio fica o som que eu geralmente quero. Após 60 anos do baixo elétrico, muito dele é tudo a mesma coisa, é legal estar empurrando alguns limites e tentar coisas novas. 

O estilo de corpo e cabeçote me parecem como um aceno para a estética Rickenbacker.

Eu fui a uma empresa de design e disse: “Eu quero algo que parece metal, mas o metal clássico.” Eu não queria que parecesse brega. Eu definitivamente peguei um pouco de inspiração a partir do cabeçote Rickenbacker, porque você olha para o baixo e você sabe que é uma incrível peça de equipamento. Assim como com a música da nossa banda, eu uso a minha inspiração na minha manga.

Em uma entrevista recente, M. Shadows caracterizou o novo álbum como “um álbum do Avenged Sevenfold desde o início dos anos 90 e final dos anos 80 . ” Você  também acha isso de uma perspectiva do baixo?

Sim, absolutamente. Final dos anos 80 e início dos anos 90 início de metal, Metallica , Pantera – foi com o que eu cresci. Eu mesmo iria mais longe do que isso, a Iron Maiden. Ouvindo Steve Harris no final dos anos 70 e início dos anos 80 , é inspirador ouvir uma banda de heavy metal que tem todo um grande trabalho de guitarra, mas que também incorpora este baixo incrível. Isso é algo que eu sempre quis fazer. Quando uma música pede isso, eu estou pronto para fazê-la. Mais uma vez, Rex Brown e Duff McKagan são grandes influências sobre mim. Cliff Burton é provavelmente o maior . Era toda uma nova direção de tocar baixo na época. Sonoramente , aquela era da música tinha muita coisa acontecendo, se você entrar em sintonia, você pode ouvir o que cada instrumento está fazendo individualmente, mas quando você sentar, é tudo tão pesado e moldado perfeitamente juntos.

Como você escreveu suas partes de baixo no Hail to the King?

Desta vez, estávamos escrevendo todos os dias durante nove meses direto e não tínhamos tempo para trabalhar especificamente em minhas linhas de baixo, eu estava trabalhando mais focado nas músicas. Cerca de um mês antes de começarmos a pré-produção foi quando eu comecei a brincar com  as linhas de baixo. Mas o tempo todo eu estava pensando na minha cabeça, eu vou escrever algumas escolhas estilísticas, mas ao final do dia, eu quero entrar no estúdio com a cabeça limpa em cada canção e realmente sentir a vibração de como está sendo previsto- Como os tambores estão vindo junto com a guitarra,  como tudo está se encaixando. Então eu aprimorava o que precisava acontecer no baixo.

Você acha canções ‘mid-tempo’ como Crismon Day particularmente desafiadora?

Quando eu estava fazendo demos dessa música, eu estava tocando coisas um pouco ocupado. Eu pensei que poderia ser legal se tivesse um  tipo balada rock dos anos 90, e que talvez eu pudesse se safar fazendo algumas linhas Duff de estilo clássico, como o que ele fazia em “November Rain” ou “Don’t cry”. Quando a música começou a realmente surgir, eu estava tocando linhas que eu já estava brincando um pouco, e antes mesmo de alguém dizer qualquer coisa, eu percebo que não ia dar certo para essa canção. Então, eu voltei um pouco, ouvi o chute e percebi que era uma cilada, então eu tentei ser apenas presente na gama sonora e não tanto em  “é o baixo que está fazendo isso”, apenas mantê-lo na linha. Enquanto a música  se construía através da ponte, eu sentia como se houvesse algum espaço aberto, então eu dei umas aceleradas para dar um tipo de tom angelical de sentir.

 “Heretic” destaca-se pelo seu tom deformado. 

Nessa, fomos pesados ​​no captador EMG 81. Ele só precisava parecer decadente e sujo. Foi uma combinação de quatro coisas: tocar com uma palheta, realmente fazendo barulho, voltando para o captador do braço, ligando o canal de distorção. Cada um era uma sutil mudança em si, mas todos eles juntos realmente trouxe o valor sonoro que estávamos caminhando.

Quando você está tocando com uma palheta, onde você está se conectando com as cordas?

Eu vou praticamente entre a parte traseira do humbucker e o lado da frente da ponte. Eu não estou mantendo minha mão em um lugar em todos os momentos, eu gosto de sentir o som saindo.

Onde está o seu ponto de tocar com os dedos?

Eu normalmente vou por cima do humbucker. Eu descanso meu polegar no canto superior esquerdo do humbucker e deixo os dedos caírem onde eles estão depois disso.

Quais plataformas que vocês gravaram?

Tivemos uma DI para tudo, mas nós também usamos meu Gallien-Krueger 2001 RB em um Ampeg 4×10 que tinham no estúdio. Fizemos uma espécie de teste de gosto cego com combinações de armários, e que uma delas era sempre boa.

Qual é o seu equipamento ao vivo?

Eu tenho usado o RB G-K 2001 desde sempre. Para mim, ele tem o melhor canal de distorção existente. Eu passo pelo canal de distorção do RB 2001, eu mando outro sinal de uma cabeça limpa Gallien-Krueger, e eu mando cada uma para um  cab 8×10. Meu volume de palco é um pouco desagradável. [Risos.] Para o meu canal limpo, eu comecei a tocar com um Fusion 550 head da G-K, um amplificador de estado sólido com um pré-amplificador de tubo. Eu achei que soaria quente e incrível, e isso realmente aconteceu. Eu também tenho tocado através dos novos cabinets Gallien-Krueger Neo 810 que são inacreditáveis. Estou super feliz com o meu equipamento ao vivo agora.

Você tem uma preferência de corda?

Seis meses antes de entrarmos em estúdio, Ernie Ball me enviou um pacote de suas cordas de cobalto para experimentar. Eu não estava procurando mudar, mas quando eu testei, elas tinham um brilho metálico que foi muito legal. Então eu passei a tocar com Cobalts.

Existe alguma outra coisa em sua cadeia de sinal?

Não há nada constante, mas há momentos em algumas músicas onde eu vou trazer um pedal chorus. Agora eu estou usando o pedal chorus H2O, e, ocasionalmente, a Dunlop Crybaby Bass Wah. Nosso estilo é heavy metal simples e rock pesado, então eu entro muito em efeitos graves. Mas de vez em quando, é legal entre um coro. É também uma outra do velho Duff.

Quando conversamos pela última vez, a banda tinha acabado de começar a tocar com o baterista Arin Ilejay. Gostaria de saber sobre sua evolução como uma seção rítmica desde então.

Ele realmente se encaixa no bolso perfeitamente. Nós evoluímos juntos, em partes do novo disco, por exemplo, eu realmente entendia onde ele estava indo com os seus padrões e eu simplesmente me encaixava com eles. Mas no geral, não foi muito de uma transição. Ele toca as músicas da maneira que devem ser tocadas e isso torna o meu trabalho muito mais fácil de encaixar com o dele.

Entre Arin , Mike Portnoy  e Jimmy ” The Rev” Sullivan , a banda teve alguns pesos pesados ​​por trás do kit. Como é que cada um deles se diferem em sua perspectiva  e em termos de como uma batida se estabelece.

The Rev basicamente me ensinou a caber no bolso. Ele foi meu mentor , ele me ensinou muito e eu aprendi apenas tocar com ele. Nos tornamos em uma sincronia certa um com o outro ao longo dos anos . Eu ainda toco muito esse estilo que Jimmy me ensinou a tocar .

Trabalhar com Mike foi ótimo. Quando fomos fazer o Nightmare, ele ouviu muito atentamente as demos que Jimmy já tinha gravado e ficou muito fiel a elas, mas ele tinha uma sensação um pouco diferente. Jimmy escutou um monte de funk e jazz, e ele foi capaz de colocar de volta um pouco mais . Mike era um pouco mais metal e progressivo, mas ele definitivamente tinha capacidade para fazer acontecer.

Arin cresceu tocando na igreja, então ele tem um monte daquele estilo evangélico. Nós o ensinamos sobre o estilo que estamos indo como uma banda e ele pegou no tranco, ele está destruindo. Cada baterista tem uma sensação um pouco diferente, mas Arin entra no ritmo e fica apenas um fio de cabelo atrás da batida. Isso realmente nos permite um encaixe, especialmente sobre essas novas músicas. Quando estamos tocando ao vivo e temos adrenalina, pode ser difícil de se recostar em uma música que pode exigir isso. Mas nós temos feito isso por tanto tempo que  não demorou muito para todos entrarem em sincronia.

Em muitos aspectos, sim. Quando eu entrei na banda, eu era o garoto novo  e eu não entendia completamente o aspecto de composição para tocar baixo, eu só queria chegar lá e tocar riffs, lamber o baixo independente se fazia sentido ou não para a música. Agora, eu tenho um entendimento melhor do processo de composição e eu entendo também como trabalhar como uma banda. Eu definitivamente evoluí para onde eu orquestro minhas linhas de baixo, em vez de jogar um monte de riffs. Tal como acontece com outras coisas, quando você pratica seu ofício tão frequentemente como você pode, eventualmente, começa a ficar melhor. Eu ainda estou orgulhoso do trabalho que fiz no passado, mas eu sinto que eu estou amadurecendo a cada álbum, aprimorando e sincronizando no groove. Eu amo tocar, então eu estou sempre tentando fazer as coisas um pouco melhor.

 

Créditos: A7X:BR - Avenged Sevenfold Brasil